domingo, fevereiro 07, 2021

Abrindo a Caixa

O que seriam as impressões alheias sobre alguém desconhecido? Qual é a importância delas no inconsciente coletivo? Bem, não vou me referir ao Jung - talvez surjam superficiais e despretensiosas associações. 
Estudei brevemente sobre Arte. Adoro a fase impressionista! Muito! Transcendo observando Monet. Objetivamente: o artista escolhia um cenário externo, pintava de acordo com as suas impressões. Mas a impressão que ele tinha de manhã, não era a mesma ao entardecer. A que ele tinha na parte do dia nublado, não era a mesma quando surgia o Sol.
Pois bem, as circunstâncias parecem moldar a impressão que tenho de pessoas, de lugares. As condições sociais-locais-políticas me dão uma "cartilha" de como eu "devo" entender um determinado indivíduo. 
Sei lá. A gente esquece que é um bicho complexo pra cacete. Mas o julgamento geralmente está em prontidão - a cultura do cancelamento faz jus a esse lembrete.
Nasci e vivi numa metrópole por mais de 30 anos, marcada por desigualdade social bem notória, violências, profusão de manifestações artísticas e eventos, belezas naturais... Hoje moro no interior de um Estado, onde 100 mil pessoas morando num bairro é impensável. Violência para o Pampa tem outra conotação. Não percebo museus espalhados pelo centro da cidade como no Rio. É tudo completamente diferente. Aqui eu ando tranquilamente na rua, respiro ar puro, dou 'bom dia' pra estranhos. A cidade soube o dia que tive crise de pânico. Enfim... 
Coisas que aconteceram de cara pra mim, já se cristalizaram na minha mente. Mas tento dar chances pro acaso e pra minha consciência. Começo, então, a enxergar situações vividas de uma outra forma. Confesso que é um exercício constante, não é fácil.   
Algo que é absolutamente incontestável: tudo muda a todo instante. Nos transformamos sempre.

As impressões que temos das coisas são uma espécie de fotografias, que pomos numa parede em destaque no nosso inconsciente. Se mover para mudá-las é necessário, se quisermos nos permitir e nos conhecer melhor. Eu me aceitando, aceito o outro também.

Nenhum comentário: