sábado, junho 13, 2020

As Estruturas

O que fundamenta uma casa, uma ideia? Os alicerces...quais seriam?

Lendo e ouvindo sobre física quântica, inevitavelmente sabemos sobre Aristóteles: eu conheço(compreendo) algo, quando eu conheço(compreendo) a sua essência. E os seres humanos matem relações por essências. Mas o que seria isso?

Compreender é mais que entender. Mais que saber. Aquilo que você compreende, você possui, você é parte integrante. E essa linha de raciocínio se aplica a tudo. É algo mágico e real!
Não temos ideia de quanto somos poderosos. 

A respeito de compreender: um processo contínuo de aprendizagem sem resistência egóica do indivíduo que deseja atingir a essência de um determinado objeto, ou pessoa, ou uma comunidade, ou uma ...enfim, acho que deu pra entender. 

E pensar que passei uma boa parte da minha vida sem me dar a oportunidade de me conhecer. E de conhecer muita gente. Processo de autoconhecimento é, em boa parte, doloroso, requer esforço para que haja menos julgamentos e mais acolhimento consigo. É um processo de prazer e agonia - algumas vezes - ao mesmo tempo. Nem todo mundo tem essa disposição. Justifica muito as impaciências, os gritos, as ausências, as agressividades, o lado mais visceral e abandonado de nós. 
Nos meus primeiros relacionamentos, as minhas características ruins gritavam. O medo me fazia fugir - desconsiderando nessa questão, obviamente, os relacionamentos abusivos.
Infelizmente uma parte da minha criação não foi atentada a dar lugar significativo ao envolvimento emocional "nutritivo" das relações. Esse é um ponto da minha história que me causa uma tristeza enorme.
Depois de adulta, construo alicerces com uma certa dificuldade às vezes. Eu reconheço isso. Mas estou construindo. Em mim e nas minhas relações.
Hoje eu compreendo algumas passagens vividas e isso me dá um pouco de paz.
Talvez a vida seja assim: reunir as pedras que encontramos no meio do caminho para erguer pontes de realizações na alma. Estou em processo de autoconhecimento e compreender a mim mesma me traz paz. Até as minhas loucuras eu aceito hoje. Atingir minha essência é perceber que está tudo bem. E cada dia que passa, fica bem. As minhas crises são sinais de que as estruturas estão sendo sacudidas, como se fossem placas tectônicas. Um dia as coisas estarão mais estáveis e mais entendíveis. 

Nenhum comentário: